Daido Moriyama e a sua câmara compacta

Daido Moriyama e a sua câmara compacta

Não tem sido fácil manter os artigos com a frequência que gostaríamos, por isso vamos recomeçar e fazer os possíveis por manter o site com artigos que interessem a todos os nossos leitores.
Para quebrar o gelo e relaxar um pouco, hoje trago-vos um vídeo sobre um fotógrafo japonês, Daido Moriyama.

Para iniciar este artigo e para poder explicar um bocado quem é Daido Moraiyama, não posso deixar de dizer que é um fotógrafo que conta com uma famosa e longa carreira no Japão.
Algo de extraordinário é constatar que, com a idade já avançada, continua a fotografar pelas ruas do Japão sem que a longevidade tenha interferência no seu trabalho.
Igualmente fantástico, mas discreto, é poder perceber ao longo do vídeo que, com uma simples máquina fotográfica compacta, podemos levar a nossa imaginação tão longe. Este fato faz com que o trabalho que ele faz se torne mais simples mas igualmente rico, como qualquer outro trabalho feito com ferramentas mais caras.
Daido Moriyama fotografa exclusivamente em cidades, tenta captar a sua essência, tenta mostrar através das suas fotografias a vida e a vivência das pessoas no interior dessas cidades.

A câmara compacta é uma das partes importantes para que todas as suas ideias possam fluir ao longo das suas caminhadas pelas ruas, levando a que as pessoas não se assustam e continuem com as suas vidas sem serem incomodadas pela máquina fotográfica que os espia.
Desta forma, todo o trabalho flui melhor para o fotógrafo, que passa a não ser confrontado com situações menos boas ou constrangedoras.
Para terminar, e poder deixar-vos com o vídeo, não posso deixar de dizer que Daido Moriyama é um fotógrafo de rua e que o trabalho realizado por ele resulta na edição de livros com fotografias em que a vida nas cidades se revela uma constante

Podem ainda pesquisar mais um pouco acerca deste fotógrafo para conhecerem mais do seu trabalho, as suas influências ao longo da sua carreira e todo o trabalho por ele realizado até agora. Ele não faz exclusivamente um trabalho de rua mas é uma componente muito forte nas suas obras.

Espero que tenham gostado do vídeo.
Até à próxima.

 

Nuno Couto

Escrito por Nuno Couto

O meu nome é Nuno Couto, sou desenhador/web designer e fotografo amador. A paixão pelas diferentes vertentes das artes já é antiga assim como a fotografia.

Artigos Relacionados
  • O Filme Kodak

    O Filme Kodak

    Para muitos a nostalgia, para outros simplesmente o passado. Para os amantes do analógico, hoje vimos mostrar dois vídeos, neste. [...]

  • Steve McCurry em “Close Up: Photographers at Work”

    Steve McCurry em “Close Up: Photographers at Work”

    Mais um documentário interessante. Desta vez, o fotojornalista de renome Steve McCurry compartilha algumas das suas reflexões so. [...]

0 Comentários

Deixe seu comentário